PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Complexo de Atletismo Aída dos Santos completa um ano de reinauguração


Consolidado como um dos principais centros de alto rendimento do esporte no estado do Rio de Janeiro, o Complexo de Atletismo Aída dos Santos (CAAS), localizado no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, completa um ano desde a sua reinauguração. Além de ser palco de grandes eventos esportivos, o CAAS tem se tornado um polo de desenvolvimento social na região, ao receber programas de treinamento para crianças e jovens de Niterói e municípios vizinhos, cumprindo um papel fundamental na democratização do acesso ao esporte e na aliança entre educação e alto rendimento.

“O complexo é um grande exemplo de parceria de sucesso entre a Universidade e a Prefeitura de Niterói, que, com muita sensibilidade, viabilizou esse projeto, gerando benefícios tanto para a população quanto para a comunidade acadêmica. Ao longo deste ano, com muito trabalho conjunto, conseguimos transformá-lo em um espaço de integração social, sem abrir mão da promoção do esporte de alto rendimento, da saúde e dos projetos de ensino, pesquisa e extensão. Hoje, o CAAS se consolida como um dos principais equipamentos de atletismo do país, atraindo as maiores competições nacionais”, destaca o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

Com estrutura moderna e certificada internacionalmente, que inclui pista oficial, setores de salto e arremesso, além de arquibancadas, o Complexo é hoje uma das principais referências no país para a realização de competições oficiais e um dos poucos equipamentos públicos aptos a sediar provas oficiais em diferentes modalidades do atletismo. Por essa razão, o CAAS tem sido escolhido frequentemente como sede para torneios promovidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBat) e pela Federação Estadual de Atletismo do Rio (FERAt), que contam com a participação de atletas de elite e novos talentos do atletismo brasileiro. 

No último ano, diversos torneios foram realizados no local – com destaque para o Grande Prêmio Brasil de Atletismo e o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20 – além de etapas de campeonatos estaduais, nacionais e torneios universitários, mobilizando milhares de atletas, profissionais e espectadores. O CAAS também está relacionado para ser palco dos Jogos Pan-Americanos de 2031, caso a candidatura conjunta dos municípios do Rio de Janeiro e de Niterói seja eleita.

Para o presidente da FERAt, Robson Maia, é essencial que o relacionamento com a UFF integre ações para além do uso das instalações. “É muito importante continuarmos construindo uma união que inclui a comunidade acadêmica nos programas oferecidos pela FERAt. Foi por meio dessa troca que realizamos, por exemplo, estágios de arbitragem e um curso de capacitação em photo finish que contaram com a participação de alunos da universidade.”

Realização do Campeonato Estadual Sub-23 no CAAS. Crédito: instagram/feratrioficial

Espaço de aprendizado e inclusão

Além das disputas oficiais, a estrutura é utilizada para atividades de treinamento esportivo e promoção à saúde de crianças, adolescentes e adultos, observando o cunho social e de alto rendimento das ações. Existe, ainda, um convênio com a Prefeitura de Niterói para o uso do espaço com o objetivo de preparar atletas e receber projetos sociais de iniciação esportiva. Em março deste ano, jovens do Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC) passaram a treinar permanentemente no CAAS, uma parceria que já rende frutos com a performance premiada de atletas do projeto no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18.

“Para estes jovens que já participam de competições e que aspiram estar em torneios internacionais, ter contato com uma pista oficial é da mais alta importância. Ter uma pista emborrachada e sintética nesse nível faz total diferença no trabalho técnico desses atletas. A ideia é utilizar o complexo de atletismo três vezes por semana. Isso vai ser de suma importância para a parte técnica destes jovens. Serão utilizadas as áreas de lançamentos, de salto, de arremesso e a própria pista”, avalia o subsecretário de Direitos Humanos e gestor do contrato do PESC, Carlos Aveiro.

Jovens do PESC treinam no Complexo de Atletismo Aída dos Santos. Foto: Prefeitura de Niterói

O espaço também desponta como importante ferramenta nas ações de ensino, pesquisa e extensão da UFF, funcionando como um verdadeiro laboratório a céu aberto para pesquisadores e alunos de graduação, pós-graduação e projetos extensionistas, como o “Atletismo é Vida”, coordenado pelo professor do Instituto de Educação Física (IEF-UFF), Luiz Otavio Neves Mattos, que acolhe os eventos esportivos e organiza a participação dos alunos de graduação nesses eventos. Promove também ações de inclusão, como ocorre no projeto “Special Olympics no IEF”, coordenado pelo professor e vice-diretor do Instituto, Marcelo Moreira Antunes.

“O sucesso do Complexo reflete, por meio de uma série de parcerias, o compromisso da UFF com a transformação social e a excelência acadêmica por meio do esporte. Por isso, considero que temos um cenário perfeito para trabalhar, dentro da universidade, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com uma gama de oportunidades para desenvolver atividades dessas três frentes”, destaca a pró-reitora de Extensão da UFF, Leila Gatti Sobreiro.

Além disso, outras oportunidades para a comunidade acadêmica foram geradas desde a reinauguração do equipamento, solidificando o processo de aprendizagem nos alunos e de revitalização da categoria na cidade. “O CAAS representa um equipamento esportivo de qualidade ímpar para uma escola de formação de professores de educação física, que valoriza a prática do atletismo e oferece a convivência dos alunos com os melhores profissionais desse esporte, por meio da participação na organização dos vários eventos que aqui acontecem. É uma grande oportunidade para potencializar a modalidade em Niterói e no país”, reforça o diretor do IEF-UFF, Luiz Tadeu Paes de Almeida

A promoção ao esporte se estende às Atléticas da universidade, que treinam no CAAS durante a preparação para torneios universitários. “A pista oficial aumenta consideravelmente a performance da corrida, e acreditamos que, com o tempo, obteremos resultados expressivos. É de extrema importância que nossos atletas possam simular as provas em um espaço 100% adequado, onde possam aferir suas marcas em uma pista oficial com material específico. Além disso, há a descoberta de talentos e possíveis atletas de alto rendimento que, com seus resultados, conseguiram vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), em Brasília”, ressalta o aluno da Faculdade de Direito e diretor-geral de Esportes da Associação Atlética Acadêmica Camillo Guerreiro, André de Oliveira Tomaz.

Pista Saúde atende à população

Por se tratar de um equipamento de alto rendimento, o Complexo de Atletismo preserva restrições quanto ao uso recreativo da estrutura. Com a possibilidade de sediar os Jogos Pan-Americanos e devido ao grande volume de competições oficiais e treinamentos, a manutenção da pista é essencial para evitar o desgaste do espaço, garantir a sustentabilidade e a renovação das certificações internacionais.

Como alternativa à população geral e aos desportistas amadores, a Pista Saúde – uma pista externa de 1.239 metros que contorna o CAAS – está aberta ao público diariamente das 6h às 22h. Essa área representa um local também reformado, seguro e iluminado, que permite a plena realização da prática esportiva.

Revitalização trouxe nova iluminação ao CAAS. Crédito: Leonardo Simplício

O Complexo

Inaugurado em maio de 2024, quando foi sede do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, o CAAS representa um avanço para o desenvolvimento educacional, social e esportivo no estado do Rio. Fruto de uma parceria entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, a obra de revitalização recebeu um investimento de R$14,6 milhões. A estrutura atende aos padrões internacionais de competição e recebeu a colaboração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBat) e da Federação Estadual de Atletismo do Rio (FERAt) para garantir a certificação da pista, bem como para a realização de eventos esportivos. O Complexo também foi indicado, na candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, como possível local de provas para os Jogos Pan-Americanos de 2031

O equipamento dispõe de instalações para diversas modalidades atléticas, como salto em altura, salto com vara, salto triplo e em distância, além de contar com placar eletrônico, campo de grama natural, iluminação noturna, vestiários e salas administrativas. Há ainda uma pista de caminhada e áreas específicas para corridas de 100 metros e circuitos ovais de 400 metros. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".