PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

OAB Niterói promoveu palestra para abordar ‘A mulher e seus enfrentamentos na sociedade brasileira’


A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, realizou na última quarta-feira, dia 28, uma movimentada palestra que discutiu “A mulher e seus enfrentamentos na sociedade Brasileira”. Evento aconteceu no auditório da entidade, coordenado pela procuradoria-geral da entidade, que tem à frente a procuradora-geral Maria José Gomes. Em parceria com a ESA Niterói e a Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica, presidida por Danielle Velasco da Cunha, representada pela delegada Maria Brotto.

Presentes, conselheiros, presidentes e delegados de comissões da entidade. Além de diversas personalidades do mundo jurídico. Cerimonial de Flávia Rosário, procuradora da OAB Niterói.

Com abertura de Pedro Gome, a mesa do evento foi composta pela vice-presidente, Matilde Slaibi; Maria José Gomes, e os expositores: Fernanda Sixel, gestora do Escritório de Políticas Públicas de Direitos e Cuidados/Niterói; Elisa Bordoni, delegada da DEAM Niterói; Giselle Monteiro, deputada estadual; Ennio Pratolezi, advogado criminalista, e Renê Freitas, advogado especialista em Direito de Família.

Em seu discurso, Pedro Gomes destacou:

“A OAB Niterói tem o compromisso de fomentar o debate sobre as questões que atravessam a vida das mulheres na nossa sociedade. A palestra ‘A mulher e seus enfrentamentos na sociedade brasileira’ é um passo fundamental para refletirmos sobre os desafios enfrentados diariamente por elas — dentro e fora do ambiente jurídico — e reafirmarmos nosso papel na promoção da equidade, da justiça e da dignidade.”

Matilde Slaibi exaltou:

“Empoderar é advogar por nós mesmas. É uma honra estar aqui, entre mulheres e homens que conhecem não só os códigos, mas também os silêncios da lei. Mulheres que batalham todos os dias em um campo onde a justiça ainda precisa aprender a reconhecer todas as vozes – inclusive as nossas.  Falar de empoderamento feminino na advocacia não é apenas falar de presença – é falar de resistência, de transformação e de legado. É falar de equidade em um dos pilares mais fundamentais da sociedade: o Direito. O empoderamento feminino no Direito é também um ato jurídico.”

A procuradora-geral Maria José Gomes sentenciou:

“Primeiramente, agradeço a Deus e todos da organização, e também aos funcionários da OAB Niterói.  Agradeço ao presidente da OAB, Dr. Pedro Gomes, que vem construindo uma administração feita de valores. Sabemos que a Mulher enfrenta muitos desafios na nossa sociedade e é por isso que tem experiência marcada por lutas e conquistas. Nós mulheres procuramos por uma vida justa, plena e igualitária, não desistimos da causa.”

Os temas abordados foram: “Requisitos para que os casos sejam levados ao indiciamento” (Elisa Bordoni), “Os desafios de ser mulher” (Fernanda Sixel); “A herança da mulher no vínculo matrimonial” (Renê Freitas); “Leis de proteção à mulher” (Giselle Monteiro), e “Violência psicológica contra a mulher” (Ennio Pratolezi).

Ao final do evento Elisa Bordoni, Fernanda Sixel e Mariana Ribeiro, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio, foram homenageadas com uma placa “pelos relevantes serviços prestados à sociedade em prol da mulher”.

Apoio: Cheirin Bão (Visconde de Sepetiba-Centro Niterói)

Fotos: @lilandacosta_

#advocacia #oabniteroi #esaoabniteroi #oabrj

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".