Professor da UFF recebe prêmio internacional por projeto de divulgação científica em Psicologia
O professor André Elias Morelli Ribeiro, do Departamento de Psicologia da UFF de Rio das Ostras, foi agraciado com o Prêmio Manoel Bomfim de Divulgação Científica, concedido pelo Grupo de Trabalho em História da Psicologia da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP). O reconhecimento internacional destaca sua atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, especialmente por meio do Portal História da Psicologia, um projeto inédito voltado à disseminação do conhecimento científico em língua portuguesa.
Criado para valorizar iniciativas que promovem o acesso amplo à ciência, o prêmio reconhece pesquisadores e projetos que se dedicam a tornar o conhecimento acadêmico acessível a públicos diversos. Para o professor André Morelli, a premiação é um marco na trajetória do portal e evidencia a importância da divulgação científica no campo da psicologia. “Esse prêmio representa o reconhecimento internacional de um trabalho sério, mas incomum. Nos espaços universitários, dificilmente se dedica tempo e energia para a divulgação científica no formato audiovisual e para pensar a linguagem da Internet, que é muito diferente da que estamos acostumados na academia”, ressalta.
Lançado em 2020, o Portal História da Psicologia é uma plataforma digital que reúne diversos recursos voltados à divulgação científica, como uma Enciclopédia Eletrônica, base de referências, canal no YouTube, editora associada e redes sociais. Com conteúdo acessível e de qualidade, o portal se dirige tanto à comunidade acadêmica — estudantes, docentes e pesquisadores — quanto ao público externo interessado na história da Psicologia como ciência e profissão. É o único projeto com esse perfil em língua portuguesa e vem se consolidando como uma referência no Brasil e no exterior.
O professor explica que a ideia para a criação do portal surgiu a partir de uma reflexão sobre a importância da Internet para a produção e divulgação do conhecimento científico. “Quase todos os periódicos estão no formato on-line, além das teses e outros trabalhos, mas isso é apenas a transposição do formato tradicional para o digital. Pensei, então, como poderia criar algo a partir do digital, que não fosse apenas uma imitação eletrônica, mas algo que utiliza das ferramentas únicas da Internet. Assim nasceu o portal e suas diferentes formas de produção e divulgação”, explica.
Dentro do portal, a Enciclopédia Eletrônica de História da Psicologia, a WikiHP, conta com mais de 100 verbetes e quase dois mil acessos mensais. Além disso, a iniciativa também inclui o canal História da Psicologia TV, que transforma artigos científicos e verbetes da Enciclopédia em vídeos, e a editora digital, que proporciona conhecimentos de forma mais aprofundada.
O projeto conta com o apoio institucional da UFF por meio de bolsas e recursos das pró-reitorias de Graduação (Prograd), Extensão (Proex) e da Agência de Inovação (Agir), além do respaldo do Departamento de Psicologia de Rio das Ostras. Segundo André, a UFF foi fundamental para o florescimento do portal. “Os alunos adoram se engajar em projetos, principalmente os mais inovadores e diferentes, mas o entusiasmo se transforma em trabalho, que precisa ser recompensado. A UFF, por meio de sua visão voltada para a extensão e para as necessidades dos discentes, forneceu recursos que permitiram a aproximação dos estudantes, que são as verdadeiras estrelas do projeto todo”, destaca.
Com o reconhecimento da SIP, o Portal História da Psicologia amplia sua projeção internacional e se prepara para novas fases. Um dos objetivos futuros é sua contínua expansão. “O portal continuará se expandindo. Isso significa mais verbetes, vídeos, livros e melhores processos de produção e divulgação. Esperamos um aumento de acessos e um diálogo mais qualificado com o nosso público. Queremos que nosso trabalho seja confiável e esse prêmio nos dá um selo de reconhecimento muito importante”, conclui.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".