UFF abre ciclo de comemorações dos 65 anos com Aula Magna da escritora Conceição Evaristo
A Universidade Federal Fluminense (UFF) inicia seu ciclo comemorativo pelos 65 anos com a realização da Aula Magna “Escrevivência: singularidades de um texto‑negro‑vida”, proferida pela escritora e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Conceição Evaristo. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre no dia 28 de agosto, às 15h, no Centro de Artes da UFF, em Niterói.
Reconhecida como uma das mais influentes vozes da contemporaneidade na literatura brasileira, Evaristo propõe uma profunda reflexão sobre o lugar da escrita como experiência de identidade, memória e resistência. Após a palestra, a escritora abrirá uma sessão de autógrafos.
A solenidade, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pelo coletivo Escrevivência, marca oficialmente a abertura das atividades comemorativas do aniversário da UFF no segundo semestre deste ano, que incluirão ciclos de palestras, lançamento de selo comemorativo e outras ações institucionais.
Essas mobilizações visam fortalecer o vínculo entre a universidade, a comunidade acadêmica e a sociedade, projetando os valores de excelência, inovação e inclusão social que baseiam a trajetória da UFF.

Logo dos 65 anos da UFF – Foto: Reprodução
Sobre os 65 anos
Fundada em 1960, a Universidade Federal Fluminense promove o ensino, projetos de pesquisa e de extensão de alta qualidade em diversas áreas do conhecimento. Presente em nove cidades do estado do Rio de Janeiro e com uma unidade avançada em Oriximiná (PA), a UFF é reconhecida como uma das principais universidades do país, comprometida com a excelência acadêmica, com a defesa da universidade pública e com o desenvolvimento nacional.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".